Psicopedagoga - Neuropsicopedagoga
Formação em Psicopatologia da Infância e Adolescência
Anna Cláudia Schlindwein
O que é
A Psicopedagogia é um campo de atuação em Educação e Saúde que se ocupa do processo de aprendizagem considerando o sujeito, a família, a escola, a sociedade e o contexto sócio histórico utilizando procedimentos próprios da Psicopedagogia, fundamentados em diferentes referenciais teóricos”. (ABPp – Associação Brasileira de Psicopedagogia – Código de Ética art. 1º).

A quem se destina?
O acompanhamento psicopedagógico clínico destina-se a todos os indivíduos (crianças, adolescentes, jovens e adultos) que apresentem sinais de dificuldades de aprendizagem, como:
Atenção
Concentração
Leitura
Escrita
Lateralidade
Vocabulário
Expressão verbal
Raciocínio lógico-matemático
Técnicas e métodos de estudo
Autoestima
Autonomia
Para além disso, também se dirige a todos aqueles que apresentem um processo de aprendizagem regular, mas que pretendem otimizar as suas competências de forma a melhor se adaptarem às exigências da aprendizagem escolar/profissional/social.
1.
FASE I
1ª Consulta
Durante a primeira consulta é realizada uma entrevista/anamnese com toda a história do indivíduo em vários níveis - psicomotor, cognitivo, emocional e social. Esta consulta é realizada com os pais.
2.
Fase II
Avaliação
São realizadas três a oito sessões com a criança/ adolescente/ jovem/ adulto, durante as quais se observa e avalia o seu comportamento e as estratégias que utiliza para realizar as várias atividades propostas, como aprende e como se organiza.
3.
FASE III
Intervenção
A intervenção dependerá das necessidades identificadas no processo de avaliação.
Áreas de especialidade
Trabalho multidisciplinar e personalizado visa ajudar o aluno a resgatar sua autoestima e o prazer de aprender.
1.
Métodos e técnicas de estudo
2.
Estimulação
cognitiva
3.
Acompanhamento Psicopedagógico
4.
5.
Aconselhamento parental
Apoio escolar individual